Francisco Salpico

54 Anos, Engenheiro Civil.
PCP

• Francisco José Cunha do Rosário Pires Salpico, 54 anos, Engenheiro Civil, Licenciado pelo Instituto Superior Técnico, Mestre em Engenharia de Estruturas pelo Instituto Superior Técnico. È membro do PCP, casado e pai de duas filhas, e reside em Montijo.
  • Foi membro da Associação de Pais da Escola Básica Dom Pedro Varela nos anos lectivos 2002/03 e 2003/04. É da Comissão de Utentes dos Transportes Públicos e da Saúde do concelho de Montijo.
  • É membro da Comissão Concelhia do Montijo do PCP.
  • É eleito na Assembleia Municipal de Montijo desde 2013.
  • É um dos fundadores do Observatório de Segurança de Estradas e Cidades, pertencendo ao seu conselho executivo. Tem desenvolvido várias acções de alerta, junto das entidades responsáveis por estradas, para a correcção de erros grosseiros contra a segurança rodoviária.
  • Sobre o tema das violações aos critérios de segurança rodoviária participou na elaboração da obra “ACIDENTES VIÁRIOS – Responsabilidade Civil e Criminal por Defeitos de Construção e de Manutenção de Estradas” com a elaboração do texto intitulado "Os Acidentes de Viação e os Defeitos de Construção das Estradas Portuguesas", cuja 1ª edição foi publicada em 2007 pela Editora Petrony.
  • A CM Lisboa atribuiu-lhe a Medalha Municipal de Dedicação em 14 de Junho de 2004. Desde 2007 que exerce funções de Engenheiro Civil Assessor na C.M. Lisboa.