EB23 D. Pedro Varela com pavilhões provisórios há 30 anos

O Grupo Parlamentar do PCP, através do deputado Bruno Dias, acompanhado pelo Vereador Carlos Jorge de Almeida e por Catarina Pereira da Direção da Organização Regional de Setúbal do PCP. visitou esta tarde a sede do Agrupamento de Escolas de Montijo, concretamente a Escola Básica 2/3 D. Pedro Varela.

Num estabelecimento de ensino com pavilhões provisórios há 30 anos e num adiantado estado de degradação, a exigir atenta observação pela proteção civil, com a água a visitar muitas salas de aula e a ameaçar pingar das instalações elétricas, foi possível ter um diálogo franco, esclarecedor e muito real da situação em que se desenvolve o processo de ensino aprendizagem.

Instalações físicas a exigiram uma intervenção urgente e cabal do Governo, através do ministério da tutela, dificuldades de gestão de recursos financeiros muito escassos para os materiais afetos ao processo de ensino e para as muitas intervenções que a situação impõe, rácios para os assistentes operacionais que não resistem à realidade do quotidiano, convivem para a passo com uma comunidade educativa de grande resiliência e que constrói uma escola que teima em cumprir o desígnio de Escola Pública e de qualidade no país de Abril.