25 de Abril e 1º de Maio

Srª Presidente da Assembleia Municipal de Montijo;
Sr. Presidente da Câmara Municipal de Montijo;
Srs. Autarcas;
Srs Convidados, Entidades oficiais, Funcionários Municipais, Comunicação Social, Montijenses;

A cada ano reafirmamos a necessidade de falar da Revolução de 25 de Abril de 1974, das conquistas conseguidas a partir desse momento, como ato maior de libertação e de emancipação social e nacional, desencadeado pelo movimento das forças armadas (MFA), seguido de um forte movimento popular, que transformou toda a realidade nacional.

Este ato heroico, pôs fim a 48 anos de ditadura fascista, consagrou a democracia em Portugal, restituiu a liberdade aos portugueses, deu-lhes direitos e impulsionou inúmeras transformações económicas e sociais.

Falar no 25 de Abril, será sempre falar na luta do povo e da inequívoca certeza, que unido e consciente dos seus objetivos, este é soberano e imparável.

Hoje, falar de democracia é profundamente importante, num mundo em permanentes conflitos, com agressões gravíssimas à liberdade dos povos, guerras e interesses políticos e económicos que levam a investidas nos direitos fundamentais do Homem.

Em Portugal, torna-se também cada vez mais urgente tirar a democracia de onde quer que a queiram esconder e coloca-la em cima da mesa, como assunto primeiro de discussão. O nosso país só neste ano de 2018 já viu inúmeras lutas de trabalhadores, por mais e melhores condições de trabalho, em setores estruturantes da sociedade, tais como:

- Os trabalhadores da função pública, que lutaram e lutam por aumentos salariais e carreiras dignas e justas;

- Os professores, que têm nas suas principais reivindicações a recuperação de tempo de serviço para efeitos de progressão de carreira e as colocações justas e cuidadas, para que a Escola Pública continue a ser uma conquista de Abril, representando a escola e a educação de qualidade, gratuita e para todos, motor da evolução de uma sociedade letrada, informada e capaz de promover o seu próprio desenvolvimento;

- Os profissionais da área da saúde, que continuam a lutar pela revisão das carreiras, descongelamentos salariais, assim como pela contratação de mais profissionais para juntos garantirem a qualidade do Serviço Nacional de Saúde, meio primordial dos cuidados de saúde de maior parte da população Portuguesa, serviço este que constitui também uma das mais importantes conquistas de Abril;

- Os trabalhadores da cultura e das artes, que sofreram um duro golpe nos últimos anos, vendo a sua condição de agentes de enculturação, aculturação e transmissão de outros saberes através da cultura, na sua condição educadora através da arte, da oferta da experimentação e da visualização de obras às quais jamais teríamos acesso sem o seu esforço e dedicação, vivendo com orçamentos congelados, sem ministério no último governo e tão grave quanto isso, que este ano, viram anunciados apoios centralizados, pouco cuidados sem terem em conta a necessidade do povo, pelo conhecimento e sem qualquer respeito por estes trabalhadores, apoios esses que representam apenas pequenos descongelamentos e não apoios efetivos, como teriam, se a sua justa reivindicação por 1% do orçamento de estado para a cultura fosse aprovado, já neste orçamento!

- Para se juntarem a estes movimentos de luta por condições que Abril nos trouxe, foi ainda muito recentemente anunciado que as forças de segurança avançarão também para uma greve conjunta, por melhores condições de trabalho.

Também Montijo tem sido palco de diversas reivindicações e a todos os munícipes que lutam por melhores condições de vida, a CDU reforça, que está e estará a seu lado, a cada instante:

Está e estará ao lado dos munícipes, na luta por transportes e mobilidade capaz de ligar este concelho ao resto do país, oferecendo a quem necessita ou opta por utilizar transportes públicos uma vida mais confortável. Associamo-nos à luta da CUCS – Comissão de Utentes do Cais do Seixalinho, que tem tido um papel fundamental na representação da nossa população, na luta por mais e melhores embarcações, que liguem Montijo a Lisboa e vice-versa;

A CDU está e estará ao lado da população quando a mesma reivindicar mais trabalhadores e melhores instalações nas suas escolas;

A CDU reforça também a sua posição a favor da construção de um novo centro de saúde que sirva a população de Montijo, mas é profundamente importante que esse serviço não seja feito às custas de um funcionamento ainda mais débil do nosso hospital, hospital que deveria crescer à medida que a população cresce e evolui e não ver-se ao abandono.

Mais, acreditamos na necessidade da construção de um novo hospital para Montijo, capaz de servir a nossa população, as populações vizinhas e que consequentemente dê o folego necessário ao Hospital do Barreiro para que o mesmo consiga cumprir a sua missão com o profissionalismo que lhe é exigido dia após dia.

Estamos e estaremos ao lado da nossa população, nestas e em todas as lutas justas, para desenvolvimento do nosso concelho.

É necessário reforçar os valores da Revolução de Abril e encontrar a rotura política necessária para que as conquistas de Abril se cumpram e que delas advenham ainda outras.

A CDU afirma-se e assume-se como uma força política de defesa destes valores, lutando pelos direitos dos trabalhadores e do povo português, aqui, em Montijo e em todo o nosso país, na defesa de princípios de uma política patriótica e de esquerda, com rumo a uma efetiva resposta aos problemas nacionais e da elevação das condições de vida do povo. Se em Maio de 1974 se pensaria que chegaríamos aqui com as dificuldades de afirmação democrática com as quais vivemos em 2018, talvez não, mas as comemorações de Revolução de Abril, devem ser momentos para afirmar a necessidade de uma política que dignifique o trabalho e os trabalhadores e também momentos de convergência e unidade dos patriotas, dos trabalhadores e do povo.

Que todos os dias sejam momentos de honrarmos a nossa palavra, de fazermos o que na verdade nos compete e que o povo nos delega, pois sempre que pelo menos um de nós se levantar e acreditar que é possível construir uma sociedade justa, com respeito pela Constituição da República Portuguesa, que todos temos a obrigação de cumprir, Abril estará vivo!

Que Abril seja respeitado, que o povo seja respeitado!
Viva Montijo!
Viva o 25 de Abril!